Sabia que beber água, além de inúmeros benefícios ao organismo, tem impacto direto na saúde bucal? Quando bebemos pouca água, o fluxo salivar diminui, causando desconforto para funções essenciais no nosso dia a dia. A saliva, formada por 99% de água, tem uma importante ação de limpeza bucal, removendo resíduos de alimentos da boca e o excesso de bactérias que possam causar doenças. Por isso é bom ter cuidado com os nossos hábitos, uma vez que a diminuição da saliva favorece o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, facilitando o surgimento de cáries e problemas gengivais.
O cenário rico em detritos e bácterias, alertam os especialistas, pode desencadear reações químicas que resultam na liberação de gases ricos, responsáveis pelo temido mau hálito. Pensando no problema, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) elaborou quatro dicas sobre consumo de líquidos que podem evitar o mau hálito. Confira:
1. Consuma líquidos em quantidade correta (uma conta simples é 35ml de água para cada kg de peso, por dia), distribuídos ao longo de todo o dia;
2. Adeque o consumo de água à rotina diária. Palestrantes, pessoas que moram ou trabalham em ambientes quentes ou que realizam atividades que exigem esforço físico, geralmente precisam de maiores quantidades;
3. Não espere sentir sede para beber água, e sim transformar esse ato em hábito, em rotina;
4. Se você não gosta muito de água, pode investir em sucos, água aromatizada com folhas de hortelã e chás de ervas, como camomila, erva cidreira ou canela. Porém, a dica não vale para refrigerantes ou bebidas alcoólicas, que acabam desidratando o organismo e comprometendo o hálito.
Campanha
A Associação Brasileira de Halitose promove até 25 de outubro uma campanha em referência ao Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, lembrado todo dia 22 de setembro. Com o slogan Mau hálito: você precisa estar bem informado, a associção promove diversas palestras educacionais gratuitas para conscientizar a população sobre o problema que atinge mais de 50 milhões de pessoas no Brasil. Para mais informações sobre a campanha, acesse o site da ABHA.
Fonte e Foto: UOL
http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/09/28/beber-agua-pode-evitar-o-mau-halito-confira-dicas/
Ortodontista e implantodontista – experiência de mais de 20 anos na área.