No que diz respeito à saúde dentária, os vilões não são apenas os doces e os refrigerantes.
Quando se fala em ‘cárie’ surge quase automaticamente uma associação a doces, refrigerantes e chocolates. Mas estes alimentos estão longe de serem os únicos responsáveis pelos problemas dentários dos mais novos.
O leite, conta o Daily Mail, pode ser igualmente prejudicial para os dentes das crianças quando ingerido à noite. Embora durante o dia seja inofensivo, o leite que as crianças bebem antes de dormir é um inimigo para os seus dentes, uma vez o corpo não é capaz de produzir saliva suficiente para atenuar um açúcar presente na lactose.
Contudo, este não é o único alimento saudável que está a arruinar os dentes dos mais novos, em especial os dentes de leite. Os sumos de fruta (naturais, processados ou smoothies), as barras de muesli, as peças de fruta e os iogurtes que são consumidos ao longo do dia estão repletos de açúcar e são também fatais para o aparecimento de cáries.
Para evitar uma saúde dentária mais frágil, além da necessidade de saber ler os rótulos das embalagens (uma vez que as barras de cereais podem ter quantidades semelhantes ou superiores de açúcar quando comparadas com chocolates), os pais aplicar seis simples regras em casa:
1. Colocar uma palha nas bebidas com mais açúcar, para não existir um contacto muito direto com os dentes;
2. Trocar as frutas e barras de cereais por sandes de pão integral e queijo ao lanche;
3. Incentivar os mais novos a lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, em especial com dentífricos ricos em fluor para reparar e fortalecer o esmalte.
4. Não permitir que os dentes sejam escovados logo após as refeições. Diz o Daily Mail que o ideal é esperar entre 30 a 60 minutos.
5. Não permitir a ingestão de mais do que um sumo por dia;
6. Evitar o leite antes de dormir, ou então permitir a sua ingestão esporadicamente desde que sejam escovados os dentes depois.
Fonte e Foto: Notícias ao Minuto
http://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/434273/criancas-nao-devem-beber-leite-antes-de-dormir
Ortodontista e implantodontista – experiência de mais de 20 anos na área.