A acidez dos vinhos brancos prejudica o esmalte dental e ainda facilita que pigmentos de outros alimentos impregnem na sua superfície
Os ácidos presentes nos vinhos têm a capacidade de “arranhar” o esmalte dental, o que permite que sua estrutura seja mais facilmente agredida por outros alimentos, como os açucarados e os pigmentados. Mas, apesar de o vinho tinto trazer a combinação da acidez e do corante, é o branco que prejudica mais os dentes.
“O vinho branco é mais ácido e tem um maior impacto sobre o esmalte dos dentes. Essa acidez excessiva facilita que alimentos pigmentados como o próprio vinho tinto, café, chá, beterraba, tomate, chocolate, entre outros, manchem ainda mais a estrutura dental”, diz Leon Américo do Nascimento, dentista especialista em Reabilitação Oral Estética na WellClinic.
Por isso, a combinação dos dois vinhos pode ser ainda mais agressiva aos dentes. “Esse costume que algumas pessoas têm de começar com um vinho branco, durante o aperitivo, e depois passar para o vinho tinto durante a refeição, pode ser bem perigosa. A acidez do vinho branco deixa os dentes mais porosos e mais propensos a absorver os corantes naturais do vinho tinto”, diz o porta-voz do site Tintos&Tantos, especializado em vinho.
Aparelhos prototipados, customizáveis totalmente estéticos esta é a nova realidade que está chegando à odontologia. Atualmente a maioria das pessoas que…